25 de maio de 2017

Servidores Dedicados

servidores-dedicados-blog01A escolha do servidor é um passo importante na implantação do sistema de sua empresa. Muito do desempenho de seu negócio estará diretamente ligado a qualidade do serviço de TI. Por isso mesmo, vamos lhe falar sobre os servidores dedicados, e porque eles são uma excelente opção.

Como o próprio nome diz, os Servidores Dedicados são direcionados exclusivamente a uma empresa ou um sistema específico. Por conta dessa exclusividade, eles são inteiramente apropriados a atenderem o seu cliente de maneira eficiente.

Nesse artigo vamos explicar detalhadamente como funcionam os servidores dedicados, e como eles poderão lhe ajudar a manter a excelência em seus negócios.

Servidores dedicados oferecem tratamento VIP para a sua empresa

Para entender a utilidade dos servidores dedicados, é importante primeiro compreender do que se trata um servidor, propriamente dito. Os servidores são como centrais que armazenam dados.

Para que um site ou blog funcione, por exemplo, é necessário um servidor. Os servidores passam 24 horas funcionando, e mantém todos os arquivos, fotos, pastas, textos e links guardados ali, disponíveis para quando alguém decidir acessá-los.

Um servidor costuma fornecer suporte a diversos computadores, que são chamados de Clientes. Acontece que o servidor pode atender vários sites ao mesmo tempo ou apenas um.

Quando atende muitas páginas, o servidor consequentemente apresenta maior instabilidade e menor segurança. Se uma dessas páginas tem um grande fluxo de acessos, existem chances de ele ficar lento, e todo mundo que compartilha o ‘espaço’ vai pagar o preço.

É justamente aqui que entra a eficiência e o diferencial dos servidores dedicados. Nesse caso, eles são direcionados para atender especificamente o site que o contratou. São diversas as vantagens dessa opção, veja a seguir:

  • Eficiência:

O servidor dedicado é muito mais eficiente, pois dedica-se exclusivamente a sua empresa. Assim, ele não sofre com a instabilidade, não fica sobrecarregado, e mantém-se completamente direcionado em atender as suas necessidades.

  • Segurança:

Uma eventual falha de segurança em um servidor compartilhado poderá deixar o seu sistema completamente vulnerável a invasão e ataques. Isso porque várias pessoas estão dividindo o mesmo passo. Seria o equivalente a perder o cadeado em um quarto coletivo de hotel em que você não conhece os outros hospedes.

Já com o dedicado as chances de invasões são muito menores, o que eleva (e muito!) o fatos segurança.

  • Configurações avançadas:

No dedicado você também terá liberdade para configurar o seu servidor de acordo com suas necessidades. Ele permite, por exemplo, que você instale módulos, plugins e scripts.

  • Espaço todo seu:

Se você dividir um servidor compartilhado com uma página de grande acesso, ou, por exemplo, com um site que vai fazer uma mega promoção, são grandes as chances de que o sistema entre em lentidão, e sua empresa seja prejudicada por isso.

Em contrapartida, os servidores dedicados são completamente destinados a atender a demanda de sua página, sem ter que dividir memória, armazenamento ou processamento com ninguém.

Servidor dedicado: para quem é?

Não podemos ignorar que um servidor dedicado tem custo mais alto do que um compartilhado. Por isso mesmo ele é indicado para páginas que tenham muitos acessos, e que realmente necessitem de toda essa exclusividade de armazenamento.

Um e-commerce de pequeno porte, por exemplo, que faz uma ou outra venda, e que não possui tráfego intenso talvez não precise de toda a potência oferecida pelos servidores dedicados.

É importante que você analise e pondere muito sobre qual é o melhor formato para a sua empresa antes de bater o martelo, afinal, as necessidades de cada empreendimento são muito particulares.

Servidor dedicado x cloud computing: qual é a melhor opção?

O serviço de armazenamento em nuvem é excelente, e tem sido cada vez mais adotado, mas ainda pode ter um custo alto para utilização conforme você precise expandir.

Cada um dos sistemas possuem suas vantagens e desvantagens, e apenas analisando o porte de sua empresa, o tráfego e as necessidades é que você conseguirá chegar a uma conclusão sobre qual dos dois serviços é mais apropriado.

Para sites que estão iniciando, mas não querem arriscar com uma hospedagem compartilhada, e não possuem verba para investir em cloud computing, os servidores dedicados com certeza serão ótimas opções de serviço e segurança.

Agora que você já conhece um pouco sobre os servidores dedicados: Conheça nossos planos!