15 de junho de 2017

Antes, vamos conhecer um pouco: O que é Marketing Digital Político?

Entraremos em breve em mais um ano de eleição, e começa então a competição via marketing digital político. As ferramentas de marketing digital são essenciais para divulgas propostas e estratégias.

Por isso, muitos candidatos apostam nesse tipo de comunicação para arrebatar mais eleitores, e mostrar as suas intenções caso assumam os cargos almejados.

Mas você entende bem o sentido e marketing digital político? Se ainda não ouviu falar a respeito disso prepare-se, pois a tendência é que esse tipo de serviço só aumente daqui para frente, e por isso vamos explicar tudo a respeito desse tipo de campanha.

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Entenda o poder da campanha através do marketing digital político

A presença digital se faz cada vez mais necessária para quem decide divulgar qualquer tipo de serviço. E como a política é uma grande organização de prestadores de serviços do país, quem está pleiteando um cargo desse nível precisa também começar a pensar em como será o marketing digital político.

As mídias sociais são ferramentas essenciais para aproximar o eleitor de seu candidato, e a comunicação travada por esses canais pode ser definitiva para o voto.

Desde que entramos na crise política que se instaurou em 2016, cada vez mais políticos utilizam a web para expor e contrapor ideias, questionar adversários e comunicar suas ações aos internautas, visando assim uma comunicação mais clara e limpa.

Se antes eles só se pronunciavam por meio de assessores, hoje as redes sociais fizeram com que todos os cargos importantes do país começassem a se comunicar diretamente com o povo.

Nesse cenário, os líderes de campanha precisam se atualizar cada vez mais a respeito das técnicas de marketing digital político, e entender a importância de se manterem ativos nas redes para serem lembrados na hora da confirmação na urna eletrônica.

Por que o marketing digital é ótimo para campanhas eleitorais?

Uma palavra pode definir a resposta a essa questão: preço. Se os candidatos estão acostumados a gastarem milhões para impressão de santinhos, viagens, contatos e campanhas diversas, a internet se apresenta como uma solução barata e muito eficaz para atingir o público-alvo.

É preciso compreender que o eleitor está cada vez mais inserido no universo digital. É lá que ele acompanha as matérias, pesquisa os planos de governo e ações propostas e define para quem irá o seu voto.

Mas, para que a presença digital seja eficaz na hora da eleição, é importante que o político entenda que não pode deixar seus eleitores “no vácuo”.

Interagir pela internet é quase como falar ao telefone, e se você não responde a uma mensagem num tempo hábil, rapidamente essa atitude é julgada como grosseira ou indigna.

Sendo assim, é importante no marketing digital político que os candidatos mantenham o canal de comunicação em pleno funcionamento, respondendo as questões, comentando, explicando suas ações e que tirem todas as dúvidas dos internautas.

Veja a seguir alguns passos para conseguir obter resultados eleitorais através do marketing digital

Da mesma maneira que a campanha eleitoral veiculada na televisão é planejada e organizada antes de ir ao ar, é importante seguir alguns passos para que o marketing digital político não gere o resultado contrário aquele esperado.

Algumas das ações que merecem ganhar atenção são:

  • Planejamento de Campanha:
    • A equipe responsável pela campanha do candidato deve dedicar tempo a planejar como será a abordagem através das redes sociais, e quais são as expectativas de resultados relacionados a essa ação.
  • Análise de Presença Digital do Candidato:
    • Também é preciso fazer uma análise muito prática sobre a presença desse candidato nas redes sociais. Hoje vemos alguns políticos de idade bem avançada que conseguir criar uma imersão digital muito eficaz, e tornaram-se ativos em suas campanhas.
  • Site  de campanha:
    • O site deve estar atualizado, organizado e trazer informações relevantes a respeito do candidato e de sua ATUAL campanha. Também deve conter informações a respeito de suas conquistas, biografia e demais informações que possam provar idoneidade e seriedade.
  • Geração de conteúdo:
    • Por fim, é importante que o candidato trabalhe na geração de conteúdo destinada ao seu público alvo, aos eleitores que potencialmente podem lhe dar votos, compartilhando apenas aquilo que condiz com seus valores éticos, morais, sociais políticos.

Seguindo esses passos, a campanha de marketing digital político será um sucesso, resultando em uma interação saudável e eficaz com o eleitorado.

Quer saber mais ? Temos profissionais preparados para atender sua equipe política: Ligue 0800 608 0179 para conhecer nosso trabalho.