12 de maio de 2017

Entenda o conceito de Cloud Computing, e para que serve

Perder arquivos é um dos problemas mais recorrentes nos dias atuais. Fotos, documentos, comprovantes… mantemos praticamente tudo no formato digital. E para conseguir guardar com segurança, muitas pessoas escolhem o sistema de Cloud Computing.

Cloud Computing é traduzido como “Computação na Nuvem”, e trata-se de um formato muito comum que serve para que você guarde e manuseie seus arquivos de maneira segura.

Nesse artigo vamos responder a algumas das dúvidas mais comuns relacionadas a esse método: É seguro? Como funciona? Porque tanta gente usa? Se você tem qualquer questão a respeito de Cloud Computing, continue lendo até o final, e descubra tudo o que precisa.

Computação na Nuvem: descubra aqui tudo sobre Cloud Computing

O jeito mais tradicional de manter arquivos atualmente é salvando-os diretamente em seus dispositivos. Isso pode gerar problemas em diferentes aspectos.

Por exemplo, se você usa desktop, e precisa acessar o arquivo em questão quando está distante do computador, não vai conseguir. Ou ainda, se você trabalha com um volume muito grande de pastas, acaba ocupando muito espaço em seu computador, e muitas vezes compromete o seu funcionamento.

A ideia de nuvem é que você possa salvar as coisas de maneira segura e prática em um ambiente que possa ser acessado facilmente através da internet. A “nuvem” é um local além da sua conexão, um ambiente criado para que os seus arquivos, aplicativos e pastas fiquem armazenados. Assim, você guarda todo o conteúdo lá sem necessidade de manter uma cópia em seu computador / celular / tablet.

Cloud Computing

Cloud Computing: vantagens do armazenamento em nuvem

O conceito de Cloud Computing é que você não precise mais instalar ou manter aplicativos e arquivos em seu computador, pois o acesso poderá ser feito através da internet (nuvem).

Basta salvar os arquivos ou trabalhos, por exemplos, na nuvem para conseguir abri-los a hora que precisar em qualquer lugar, através de qualquer dispositivo desde que este conectado a internet.

Então todo o trabalho “pesado” será feito pelo servidor que armazena, e não pelo seu computador. A sua máquina servirá apenas para eu você interaja com o aplicativo ou arquivo, seja ele qual for.

Além disso, outra vantagem é o fato de que é muito fácil expandir a capacidade da nuvem, e até mesmo voltar ao tamanho menor quando você não precisar mais de tanto espaço. Então, se estiver trabalhando em um super projeto, você pode expandir, e quando terminar, pode reduzir a capacidade de armazenamento, utilizando conforme a sua demanda.

Segurança e estabilidade para arquivar os seus trabalhos

A nuvem é um sistema muito seguro e estável, que lhe oferece grande facilidade de trabalho. Por exemplo, se houver qualquer problema, imediatamente o servidor responsável vai deslocar outra máquina para manter o funcionamento de seu acesso.

Também existe a possibilidade de que você instale antivírus e outras ferramentas de proteção, como criptografia e permissões específicas de acesso para manter os seus arquivos seguros.

Embora muita gente ache que o conceito é complicado, trata-se de uma ideia muito utilizada e disseminada. Por exemplo, os serviços de Streaming como o Netflix, em que você pode acessar conteúdos de qualquer lugar, sem precisar fazer download do filme ou instalar um programa, é baseado na ideia de nuvem.

Cloud Computing para empresas: porque usar?

São muitos os benefícios desse sistema quando aplicado a uma empresa. Dentre tantos, a economia com espaços, e a facilidade de manuseio são os destaques.

Além disso, você não sofrerá com a expansão e migração de servidor, não corre o risco de perder arquivos e não precisa de uma equipe gigantesca para monitorar e cuidar.

O Cloud Computing é o tipo de serviço em que você só pagará o que de fato for utilizado. Então ele também oferece uma incrível economia financeira. Além disso, o quesito segurança é um grande benefício, já que diante de qualquer instabilidade o sistema já resolve para que você continue acessando a tudo normalmente.

A computação em nuvem é um caminho natural de evolução tecnológica, e cada vez mais empresas tem apostado nesse sistema para manter os seus dados sob permanente segurança.

Então, aposte no Cloud Computing como uma forma de tornar os processos mais rápidos, mais estáveis e acima de tudo mais eficientes dentro de sua empresa.

Agora que você já conhece sobre funcionamento de Cloud Computing, confira nossos planos e ofertas para inovar seu negócio, acesse aqui nossa página.