8 de setembro de 2017

Atualmente, não tem como medir métricas de um site sem falar no Google Analytics. Isso porque esta é uma das ferramentas gratuitas mais utilizadas quando o objetivo é avaliar o resultados gerados pelo seu site na internet.

Mas se você não faz ideia de como isso funciona, então esse post foi feito para você!

Nesse artigo vamos explicar um pouco sobre algumas métricas importantes que você precisa conhecer para avaliar melhor o desempenho do seu site e assim poder se certificar de que todo o seu investimento está ou não valendo a pena.

Confira!

Métricas de um site que você precisa conhecer 

 

Quando se fala em medir métricas, um dos pontos que você deve analisar é o fluxo de visitas que o seu site recebe diariamente.

Nesse caso, é possível fazer essa analise a partir da métrica de sessões e usuários.

  • Métrica de sessões e usuários

Esta métrica lhe permite saber quantos acessos o seu site teve. E também a quantidade de sessões obtidas por cada usuário. A sessão se refere a todas as ações realizadas pelo usuário enquanto esteve logado no site.

Por exemplo, se um mesmo usuário acessar o seu site 5 vezes, essa métrica irá contabilizar como 1 usuário e 5 sessões.

  • Visualização de página

Esta é uma métrica do site que contabiliza o número de vezes em que as suas páginas foram visualizadas.

  • Taxa de rejeição

Nessa métrica, você visualiza o número de visitantes que acessou apenas uma página e logo em seguida saiu do seu site sem acessar nenhuma outra página.

Além destas também há métrica para avaliar o tempo médio de permanência de cada usuário na página, bem como de onde partiu cada acesso, que nesse caso pode ser orgânico, por CPA, CPC ou CPV.

Confira abaixo como medir métricas de um site, levando em consideração todos os itens acima descritos.

Como medir métricas de um site

 

Para analisar todas as métricas listadas acima, basta você seguir o passo a passo simplificado abaixo. Veja:

  1. Acesse o Google Analytics;
  2. Em seguida vá em “Comportamento” e siga para a aba Todas as páginas;
  3. Depois selecione a opção “Pagina” e logo depois “Origem/Mídia”.

Feito isso, será gerado um relatório, onde você terá acesso a todas as métricas do seu site, obedecendo a seguinte sequencia:

  • Primeiramente será apontado o tráfego direto, ou seja, a quantidade de acessos que você teve de pessoas que digitaram o link direto da sua página na internet;
  • Em seguida está a fonte de tráfego obtido a partir das redes sociais;
  • Logo depois virá o tráfego orgânico;
  • Em quarto vai aparecer o CPC (Custo Por Clique), que representa o tráfego pago do Google.

Basicamente são estas as métricas que você poderá analisar a partir do Google Analytics. Mas vale ressaltar que existe muito mais informações que podem ser obtidas através dessa ferramenta e que geralmente são alcançadas com a prática.

Agora que você já sabe como medir métricas de um site, comece já a colocar em prática tudo o que aprendeu nesse post. E aproveite para comentar abaixo e compartilhar conosco as suas experiências e dúvidas envolvendo esse assunto!